2004-10-27

UM ANO QUE VALEU A PENA

Encontrei este título, a propósito de outro tema e de outro acontecimento, e vale a pena pegar nele. Refiro-me ao 1º aniversário da página da Internet do Lar dos Estudantes Vicentinos, da Estrada da Luz, Lisboa.
A PPCM, a Família Vicentina como tal, as comunidades ou os serviços vão-se dando a conhecer, ou dão informações, através da escrita tradicional ou por mensagens. Não existe um serviço contínuo de informação, comunicação ou reflexão a não ser nos boletins oficiais.
Confesso que não sou um convertido à comunicação via Internet, nem sou capaz de navegar, sozinho, neste espaço.
Quando surgiu a ideia e se começaram a dar os primeiros passos para a sua concretização, pensei que fosse uma iniciativa momentânea que, por causa do trabalho, da exigência e da responsabilidade, seria abandonada ou esquecida, logo de seguida. Enganei-me… e ainda bem!
Oiço muita gente a falar dela, dos seus conteúdos, notícias, desafios e propostas. São confrades, membros da Família Vicentina, familiares e amigos dos nossos e outra gente que, pelos mais diversos motivos, tem o nosso endereço e, não só acompanha o nosso dia a dia, como vai dando o seu contributo para o enriquecimento deste meio de comunicação e de comunhão.
Já estava convencido disso, mas mais convencido fiquei quando, um destes dias, visitei o Presídio Militar de Tomar e vi uma referência aos conteúdos da nossa página e um artigo sobre S. Vicente de Paulo, na 3ª página do Jornal “Um Amanhã…” daquela instituição militar.
Questionei um dos responsáveis do Conselho Pastoral da Capelania Prisional que me testemunhou, diante dos comandantes e reclusos que, todos os dias, entram nesta página virtual para inspiração, conhecimento e também, pela recolha de material, para a publicação do “seu Amanhã”.
Estava à espera de tudo, mas deste trabalho silencioso da nossa página, nem por sombras!
Gostei de visitar os reclusos e um local onde já trabalhei. Fiquei muito feliz por descobrir que um trabalho que poderia ser feito apenas para consumo interno, vai servindo de apoio, de luz, de inspiração a uma comunidade de características especiais, como esta, a do Presídio Militar de Tomar.
Valeu a pena a aposta, o esforço, a teimosia e a persistência!... Vale a pena, mesmo que seja só por causa deste episódio!...

Pe. Agostinho

Sem comentários: