2004-11-01

Santos

Que imagem temos dos santos?
Não tem muito tempo que, com um grupo de amigos, visitei um museu no qual estavam expostas algumas imagens antigas e valiosas de santos e santas. Talhadas e pintadas segundo a moda da época, as imagens apresentavam, salvo raras excepções, uma expressão triste que até dava pena olhar para elas. «Ainda bem que estão num museu porque na Igreja nos dias de hoje não faz muito sentido» - pensei.

Certamente que quando falamos de santidade vem-nos logo à memória estas imagens, estes modelos que vimos nas nossas Igrejas e, em muitos casos, até conhecemos as suas heróicas histórias. Contudo, teremos consciência do quanto elas nos condicionam?... será um condicionamento positivo?

É comum ouvir as pessoas a dizerem: «santo eu?, a santidade não é comigo..», como se fosse incompatível santidade com alegria. Curiosamente neste dia de todos os santos, a liturgia apresentava a leitura do texto de Mateus sobre as Bem-aventuranças. Nelas Jesus faz-nos uma proposta para uma vida feliz, mas com critérios diferentes dos do mundo. «Felizes os pobres em espírito... os puros de coração... os misericordiosos.... os pacíficos... os perseguidos...» A sua mensagem é, essencialmente, um projecto de felicidade, de vida em plenitude para todos os homens. Mas será que acreditamos mesmo nisso?

Paulo

Sem comentários: