2004-10-01

Outubro

«Sim, encontrei o meu lugar na Igreja, e esse lugar, o meu Deus, foste Vós que mo destes... No coração da Igreja, minha Mãe, eu serei o Amor....»
(Teresa do Menino Jesus)

O primeiro dia do mês de Outubro é assinalado na Igreja com a memória da “grande” St. Teresa do Menino Jesus. Curiosamente é também neste mês que se celebra a memória de outras grandes personagens da história da espiritualidade cristã no ocidente: Teresa de Jesus e Francisco de Assis.
Gosto em especial de St. Teresa do Menino Jesus porque, entre outras coisas, ela intuiu aquilo que na Igreja era e continua a ser fundamental: o AMOR. Numa época em que predominava uma espiritualidade de tons ascéticos, Teresa vai ao essencial, ao motor que animou todos os santos, conhecidos e desconhecidos. Ela compreendeu que o essencial é amar.
St. Teresa diz-nos que a santidade a que nós somos chamados é, pois, o “prémio” e o reconhecimento público de uma intensa “vida amorosa”. Mais do que fazer grandes coisas e independentemente do que é feito, o importante é ser expressão de um amor sem limites.
Oxalá a Igreja seja sempre expressão desse amor...

David

Sem comentários: