2005-03-24

«Eu dei-vos o exemplo...»

Já amaste?

Porque Deus é amor, quando verdadeiramente amamos participamos no «SER» de Deus e, por isso, estamos dispostos a fazer tudo para promover a pessoa amada.

Já amaste? Se sim, certamente terás experimentado essa força que te leva a fazer coisas loucas, incompreensíveis e inaceitáveis para as pessoas de “bom-senso”.

O Evangelho de hoje, Quinta-feira Santa, descreve-nos a atitude desconcertante de Jesus e a hostil reacção de Pedro. O discípulo compreende que Jesus inverte a lógica estabelecida ao assumir o papel de servo, lavando os pés dos apóstolos. Pedro, como todas as pessoas de «bom-senso», protesta porque não aceita a «lógica do amor». Por palavras e actos Jesus diz-nos que quem ama vai mais longe, supera regras, ultrapassa limites, surpreende a cada momento e tudo é gratuitidade (é o que fazem a maioria das mães por causa de seus filhos...). Ser discípulo de Jesus é fazer do amor regra de vida. O importante é amar. Quanto se ama tudo está bem, como dizia S. Agostinho: «Ama e faz o que quiseres...»

AMAS?

David

1 comentário:

Anónimo disse...

S. Vicente de Paulo compreedeu este gesto. A sua vida foi um constante re-inventar caminhos amorosos; em cada gesto actualizava "o lava-pés" no seu contacto com a sociedade, principalmente com os mais pobres.
Caminho contigo, David, nessa estrada do amor; mas importa caminhar num amor concreto, fruto do nosso "olhar divino" pela sociedade.
Estaremos de acordo ao verificar que, hoje em dia, vivemos um amor gasificante, sem profundidade nem gestos concretos. Ao meditarmos nestes textos pascais somos convidados a testemunhar este amor inventivo e concreto de Jesus e, então, não haverá limtes nem regras!!!
Feliz dia de ressurreição:
FPV