2004-02-27

«MEMORIAL DO CONVENTO»

A proposta do nosso formador Padre Aguiar, iniciei, já há alguns tempos, a leitura do romance «Memorial do Convento» do Nóbel da Literatura, o nosso, José Saramago, que parece que é vermelho, que vive em Espanha, que fala mal da Igreja,... mas escreve bem, mesmo com arte, e não deixa de ser um orgulho para o nosso deprimido povo portugues... pelo menos para mim!!!

Com o pretexto de falar da construção do famoso Convento de Mafra, Saramago, no seu estilo muito próprio e caracteristico, efabula a história e faz-nos mergulhar no Portugal dessa época com todos os seus podres e problemas sociais, com as bruxas e outras superstições, com padres, freiras e bispos que de santos nada teriam, com mulheres e homens que à fogueira da Inquisição davam os corpos, com o rei e sua corte, as suas dividas e descendência,... enfim um Portugal que Saramago pinta de negro de uma forma irónica e muitas vezes maliciosa...

Eu que já gostava de Saramago, pelos seus livros «Ensaio sobre a cegueira» e «Evangelho Segundo Jesus Cristo», continuo a gostar (independentemente de concordar ou não com a sua visão religiosa e politica)... É realmente um escritor que nos cativa e envolve com a arte com que escreve as suas obras!!!

A quem já leu e não gostou: só posso pedir a compreensão.
A quem já leu e gostou: benvindo ao clube.
A quem ainda não leu: vale a pena! Vede pelos vossos olhos e criticai... não vos fieis na minha critica, ela é sempre subjectiva!!!

AVISO: Atenção, as mentes mais susceptíveis podem sentir-se ofendidas com algumas partes da obra... mas é só literatura, e como tal deve ser encarada!!!

Ass: MARTYR

Sem comentários: