2004-02-20

«JESUS CRISTO: QUEM É?»

«Por uma manhã de Primavera, corria o ano 30 da nossa era, as autoridades romanas mandavam executar três homens, submetendo-os à pena da crucifixão. Dois eram salteadores e o seu destino perdeu-se na banalidade da sua pena, aplicada pelos romanos com bastante liberdade.
O terceiro, lia-se em insígnia, foi crucificado por razões mais atendíveis: era suspeito de insurreição contra o poder romano, que protegia o antigo reino de David. Os que assistiam à execução, algumas mulheres e um discipulo, particularmente afectos a Jesus o crucificado, viviam, mesmo eles, talvez, um dia sem ilusões: aquele que pregara a vinda do reino de Deus, acabava assim, como outro qualquer idealista do seu tempo e de tempos futuros.»


É desta forma que o Doutor Arnaldo de Pinho inicia o seu livro, publicado pela Universidade Católica Editora em 2003, de título «Jesus Cristo: quem és?» e que é o primeiro livro de uma colecção que a editora chamou «Campus do Saber».

Não se trata de um tratado de Cristologia (nem creio que fosse essa a intenção do autor ou da editora) mas sim um livro leve (até surge em formato de bolso) que nos fala de Jesus Cristo e do seu meio envolvente, dos contextos da sua vida, da sua mensagem do Reino, da Sua Pregação, Paixão e Morte, da Sua Ressurreição, da fé n'Ele,... enfim, que nos fala de Jesus histórico, do Cristo da fé e do Jesus Cristo Homem e Deus.

É um bom livro... li e gostei! Depois de no passado semestre ter ouvido e sido avaliado na disciplina de Cristologia, foi bom ler este livro, reconhecer as temáticas e olhar para o que estava escrito com um espirito um pouco mais critico.

Aconselho a leitura deste pequeno livro... vão ver que vale a pena!?! Pelo menos para mim valeu!!!

Ass: MARTYR

Sem comentários: