2004-03-15

«A PAIXÃO DE CRISTO»

No sábado fomos ver o filme «A Paixão de Cristo», um filme tão polémico e tão interessante...

Em termos gerais acho que o filme é uma das grandes obras que a sétima arte nos ofereceu... a fotografia, o som e a banda sonora merecem nota 10 (de 1 a 10, claro)... o filme no seu todo, quanto a mim, não merece nota 10 só pelas pequenas falhas técnicas que apresentou...

De grande beleza foram:
- as imagens de Maria com Jesus, que são de uma ternura e densidade que nem o mais indiferente deixam de marcar;
- as cenas da cruz, em que é feita, e muito bem, a ligação entre o mistério da cruz e a instituição da Eucaristia;
- a cena do bom ladrão, que emociona o mais empedernido;
- a lágrima do Pai, que cai do céu no momento em que o Filho morre;

Não posso deixar de destacar:
- que o tão polémico anti-semitismo está ausente do filme, sendo, pelo contrário, apresentada a Paixão de Jesus Cristo como entrega voluntária que se compreende à luz da Sua vida e Ressurreição;
- a densidade teológica do filme (podendo não ser entendida pela maioria dos espectadores), tanto no Mistério da Cruz no âmbito da Cristologia (que foi o tema que preparei e expuz no meu exame de Cristologia), como no papel de Maria no Mistério da Salvação;
- a simbólica, que neste filme está omnipresente em todo o filme e que se apresenta com toda a riqueza e esplendor.

Enfim, como filme da Paixão que é, embora com uma violência que nos custa e doi, é um excelente filme e uma obra que me surpreendeu... como já disse é filme que na minha escala merece nota 9 (de 1 a 10)... vale a pena ver!!!

Ass: MARTYR

Sem comentários: