2005-11-01

Procuram-se santos

A santidade não está na moda. Se fizéssemos uma sondagem aos transeuntes das ruas da nossa cidade, vila ou aldeia e se lhes perguntássemos pelos seus desejos mais prementes, ouviríamos respostas deste género: «pois, gostava de ter um carro mais rápido, uma casa maior, uma mulher mais bonita, um marido mais assim ou assado» e por aí adiante. Mesmo entre nós, cristãos praticantes, julgo que as respostas são seriam muito diferentes.

Infelizmente, parece-me que a santidade não faz parte dos nossos bens desejados, nem está na lista dos nossos objectivos pessoais, nem entra nos nossos sonhos. É algo de outros tempos... Porquê? Talvez porque a julgamos fora do nosso alcance; talvez por medo do que os outros possam dizer a nosso respeito se trabalharmos diariamente para que esse ideal se torne real em nós; talvez porque é mais cómodo viver sem essas inquietações.

Mas a nossa vida de baptizados sem o desejo de viver em santidade será semelhante à de tantos irmãos que desconhecem a mensagem de Jesus. E a Igreja precisa, como a terra árida precisa de água, de novos santos, novas referência, novos modelos que actualizem a mensagem de Jesus neste mundo.
Queres ser santo?



David


2 comentários:

Anónimo disse...

Se calhar, se olharmos para o nosso próximo, se estivermos bem atentos, veremos que esse alguém terá algo de santidade, em pequenos gestos, pequenas palavras.. Não procuremos mais Santos.. não procuremos ser "Santos". Se cada um tiver um pequeno gesto de amor com o próximo, talvez possamos construir um mundo melhor, e talvez aí alcançemos não a santidade, mas o reconhecimento de Deus e a sua justa recompensa! Por aqui, até podemos passar despercebidos, mas aos olhos de Deus nada passará em vão!
ML

Anónimo disse...

Obrigado ML pela tua mensagem. parece-me bastante oportuna e cheia de razão. Continua a deixar a tua marca... David