2005-10-21

Por uma sociedade melhor

No nosso dia a dia as notícias que nos invadem, em geral, têm a ver com a situação económica do país: suas causas, vivências e possíveis soluções. Trata-se de um tema, digo-o com sinceridade, que já nem consigo ouvir, principalmente as mentes brilhantes que o comentam: “falam, falam, falam e não fazem nada…” Como problema central na sociedade hodierna, ele arrasta consigo muitos outros problemas que acabam por degenerar a sociedade… Mas não vou entrar por aí!
Ao passar os rápidos olhos pelo jornal diário, houve uma pequena notícia, relegada para as páginas onde fica a virtude, que li, reli, meditei e decidi partilhar. Trata-se da ACEGE(Associação cristã dos empresários e gestores) que decidiram elaborar um CÓDIGO DE ÉTICA, onde todos os membros são convidados a assinar, a título pessoal, um código onde prometem, por exemplo, “lutar contra todas as situações de fraude, pela justa remuneração dos seus colaboradores, pelo combate à evasão fiscal e à fraude”… e podia continuar a enumerar aqui os traços deste CÓDIGO DE ÉTICA.
Contudo o importante deste gesto, na minha humilde opinião, é, sem dúvida, a iniciativa deste grupo da sociedade (empresários) que assumem valores, não só cristãos, mas que são de toda a sociedade. São pequenos gestos que o cristianismo, ano após ano, século após século, vem apregoando aos ouvidos da sociedade e que não são apenas para aqueles que vivem como baptizados, mas para toda a sociedade.
E se todos nós, cristãos, assumíssemos as nossas raízes morais e éticas? A sociedade não viveria melhor? Certamente este problema é de todos, mas não é a sociedade portuguesa ainda maioritariamente cristã? E se fossemos os vanguardistas nesta matéria, tal como este grupo e outros que vivem ofuscados pela luz do consumismo e do individualismo?
Espero também não ser daqueles que
falam, falam!!…

Crisóstomo

2 comentários:

Anónimo disse...

eu também vi essa notícia e também fiquei a pensar nas perspectivas que um compromisso ético, de todos os cidadãos, de todas as empresas,etc. poderia trazer para a solução dos problemas do mundo de hoje. Nós, os cristãos, temos o Evangelho e a Doutrina Social da Igreja, mas, cristãos e não cristãos, todos temos, por exemplo, a "Declaração Universal dos Direitos Humanos", que, a meu ver, é bem evangélica.
Seria uma ideia a aprofundar!
Parabéns pelo texto!
A.A.

Anónimo disse...

ha sociedade hoje em dia esta como posso dizer "pirada",
mas ela tambem tem seu lados positivos,precisamente sao em diferentes aspectos.
pode ter certeza que você não e aqueles que "falam,falam e falam".mas precisa inclementar mais sobre ha sociedade pois ela e muito complexa.