2007-04-05

À Luz da Última Ceia.

Custa-me a crer – disse-me espontaneamente.
– Compreendo – respondi-lhe. Mas é isso mesmo: a Última Ceia prolonga-se na nossa história. Todas as vezes que um sacerdote celebra a Eucaristia, actualiza, torna presente, o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
É como se eu estivesse na Ceia, como um dos discípulos, na mesma mesa que Ele presidiu?
– Sim, na verdade só somos discípulos quando nos sentamos à mesa com Ele, comemos do Seu alimento, falamos com Ele e procuramos fazer o que Ele nos manda.
Ah!, pois, a Eucaristia e a história do Lava-pes! Lembro-me do que Ele disse: «vos sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando».
– Isto é, «se vos amardes uns aos outros como Eu vos amei». E Ele que era o Mestre, o Senhor, lavou-nos os pés. Mas mais do que isso, morreu por mim e por ti.
Acho que agora compreendo melhor. O que realmente preciso, então, é de «nascer de novo» e começar a tomar parte nas Refeições que Ele prepara para cada um de nós. Mas não sei se serei capaz de nascer de novo e de comer com Ele à mesa…
– Amigo, lembra-te que cada dia é uma oportunidade para nascer de novo. Não adies, nem desistas. Nasce e vive, definitivamente, para Deus.
(David)

Sem comentários: