2004-03-25

Taizé

A sala estava quase cheia de jovens que entoavam cânticos, rezavam salmos e liam trechos do N.T. A certa altura, depois de um grande silêncio (só interrompido pelas sirenes de alguma ambulância), surgiram preces espontâneas intercaladas pelo cântico cuja a letra vale a pena mencionar: «Deus é amor, atreve-te a viver por amor. Deus é amor, nada há a temer».

Um tanto “anestesiados” pelo ambiente, fomos convidados a dar as mãos para rezarmos o Pai-Nosso. Ao meu lado direito, estava um rapaz de traços orientais e, ao seu lado, uma rapariga também ela desconhecida. Ambos me estenderam as suas mãos esquerdas, as quais foram seguradas pela minha direita. Àquela hora da noite, quando quase todos repousavam de um dia de trabalho, iluminados pela ténue luz das velas, dissemos a uma só voz: «Pai-Nosso... seja feita a Tua vontade..., queremos e trabalharemos por um mundo melhor..., que não falte o pão aos outros tantos irmãos..., por isso, perdoaremos as pequenas e as grandes coisas, mesmo quando não somos perdoados... Amem».

Como se estivéssemos parados no tempo, cantamos os mesmo refrão - «Bonus est confidere in Domino, bonum sperare in Domino» - 2, 3, 4... talvez 10, talvez 20..., certamente mais de 30 vezes, ninguém sabe bem... porque, como no momento da Transfiguração, só pensávamos: «é porreiro estar aqui!, a ver se ficamos por mais uns tempos».

Afinal o tempo não tinha parado. Era preciso regressar a casa e retomar o ritmo do mundo. Tudo parecia igual. Cada um, depois do descanso, não teve outra alternativa senão a de pegar na sua cruz e fazer o mesmo caminho. Talvez mais sossegado, talvez mais determinado... apenas com uma certeza: Ele caminha sempre connosco.

David

2004-03-23

ADIVINHA

Não há fax nem telefone
Que o derrube ou lhe resista
Tem ligações em todo o lado
Marte e Lua já são conquista.
Quem é?

Tem pintinhas e bolinhas
Ai eu não sei quantas são
Mas a página da Net
É a sua tentação.
Quem é?

De S. Pedro traz as chaves
Num "tocar" que se farta
Nesse "molho" de história
Para adormecer a malta.
Quem é?

É tardio é do tempo
Não está fora de prazo
Já fundou congregações
E não é por mero acaso.
Quem é?

Alguns dizem que é de carne
Alguns afirmam de relvado
Este filho de Felgueiras
Que o Porto tem comprado.
Quem é?

Mel Gibson vem cá ver
Tanta chaga e tanto quisto
Da cabecinha até aos pés
Ele é um novo Cristo.
Quem é?

A sesta e a televisão
São o seu remédio sagrado,
Todos os males e "achaques"
Ele afasta de bom grado.
Quem é?

Nasceu mudo e calado
No passado que já lá vai
Mas a surpresa fez-se festa
Quando caiu e disse: "ai".
Quem é?

É: Agonenuzébrujoalpe.
Acreditas?

2004-03-22

«AIDA»

Estava eu ontem em casa, já pela tarde, quando uma alma generosa desta comunidade me propôs para a noite uma ida ao Coliseu dos Recreios. Em cartaz, e no último dia, estava a ópera «AIDA» de Giuseppe Verdi.
Como desde há alguns tempos sou um grande apreciador dessa peça aceitei quase imediatamente (aqui, o quase só se relacionou com a quetão monetária, que a um pobre seminarista não permite muitos desvarios...).

E fomos... chegámos... e o balcão de pé era quase todo nosso...

Foi a minha primeira vez!
Nunca tinha visto um espectáculo destes ao vivo e nem tinha antes entrado no Coliseu.

Fiquei encantado e deliciado!!! (com a ópera, claro, porque o coliseu como sala foi para mim uma decepção...)

O Coro do Teatro Estatal de Ópera de Varna (Bulgária) encheu-me as medidas...
A orquestra, por seu lado, ficou um pouco àquem da grandiosidade do Coro...
Os bailarinos foram para mim uma decepção...
Mas, no geral, fiquei encantado, senti-me realmente nas nuvens...

A parte que mais me encantou foi a Segunda Parte do II Acto: além de ser, para mim, a mais grandiosa da obra, fez-me realmente vibrar por dentro...

Enfim, valeu a pena!!!

Pena é que eu não possa fazer destas extravagâncias muitas vezes (embora queira aqui deixar registada a generosidade de quem me ajudou a pagar o bilhete: a ele, uma vez mais, «muito obrigado!!!»).

Ass: MARTYR

2004-03-20

«Cinema Paraíso»

No serão de cada sábado, é noite de cinema cá em casa. Desta vez, a pedido de várias famílias, vimos o filme: «Cinema Paraíso». É um filme de um realizador italiano que retrata a vida de um homem, na época do pós-guerra. Vencedor de um Óscar, o «Cinema Paraíso» está recheado de cenas cómicas e de tons nostálgicos. Vale a pena...

Um dos momentos altos do filme é quando Alfredo incentiva o jovem Toto a partir da sua aldeia. Abraçado ao Toto, Alfredo sussura-lhe ao ouvido a chave da sua (nossa) felicidade: «seja qual for o teu trabalho, ama-o!».

À noite, fiquei a pensar nas palavras de Alfredo. Lembrei-me das pessoas que mais marcaram a minha vida pela positiva. Eram, precisamente, pessoas apaixonadas. Desejei, por isso, que todos tivessem essa sorte: a de amarem aquilo que fazem... de certeza que o mundo estaria bastante melhor.

David

2004-03-19

«O PAPALAGUI»

Um certo dia foi-me aconselhada a leitura do livro «O PAPALAGUI, discursos de tuiavii, chefe de tribo de tiavéa nos mares do sul», tendo-me sido dito que era um livro que estava ao nível de «O Principezinho» de Saint-Exupéry.

Hoje, que terminei a leitura de «O PAPALAGUI», vejo-me forçado a discordar categoricamente dessa opinião: «O Principezinho» está muito à frente de «O PAPALAGUI»!!!

Seguindo (se de forma intencional ou não, não sei) a teoria do «Bon Sauvage» de J.J. Rousseau, este livro apresenta a sociedade e o homem ocidentais como tendo todos os defeitos e nenhuma virtude... e isso é um grande exagero!!!

O homem ocidental é criticado pela forma de vestir (e mesmo até por se vestir) e pela vaidade com que o faz, pelo seu apego ao dinheiro e pela sua excessiva dependência em relação a ele, pela sua capacidade inventiva, pela sua constante pressa, pela posse afirma em relação às coisas, pelo seu poderio pela utilização de máquinas, por ser especializado em determinada profissão, pelas suas formas de divertimento, por desenvolver o raciocínio e investigar tudo o que o rodeia e, finalmente, por apresentar Deus com a boca mas não na vida.

Se em alguns pontos e criticas se toca em verdadeiros problemas da sociedade e do homem ocidentais, toda essa visão se perde no exagero a que se chega e no fundamentalismo com que se eleva o «Bon Sauvage» como o ideal.

Sejamos realistas, sem grande parte daquilo que criticamos não existiriamos como nos conhecemos e sem tantos passos que são criticados a humanidade ainda andaria nua e viveria tendo como estilo de vida a recolecção de alimentos... sejamos pragmáticos, o caminho não é o da critica feroz mas sim o de trabalhar com o que dispomos, necessáriamente olhando para os pontos fracos mas também para os fortes, para construir um mundo melhor!!!
Será que temos a coragem???

PS 1: Foi com muito sacrificio, o digo muito sinceramente, que cheguei ao final do livro... já estava cansado de ver a sociedade ocidental tão amesquinhada!

PS 2: Uma razão que me pode levar a tentar compreender o porquê deste livro é o contexto histórico em que foi escrito: a I Guerra Mundial... mas isso não serve de desculpa para todos os exageros, ou será que serve?!?

Ass: MARTYR

2004-03-18

HORÁRIO E ACTIVIDADES COMUNITÁRIAS 2003-2004 (NÃO OFICIAIS)

HOJE, quero inteirar-vos do nosso "plano de actividades" das nossas 4ªs feiras. Não aconselho ninguém a fazer o mesmo em casa; até porque (quase!) tudo isto é uma mera brincadeira...

7:30 - Toca o despertador...
7:31 - Abre-se os olhos para ver as horas.
7:32 - Fecha-se os olhos e desliga-se o despertador, porque ainda falta muito para a oração da manhã.
7:40 - Abre-se novamente os olhos... já faltou mais para a oração...
7:41 - Levantar... acordar não porque isso só é costume acontecer a meio da manhã.
7:42 - Calçar os chinelos, ir à casa de banho, tomar banho e fazer a barba ficam para outro dia.
7:43 - Vestir.
7:44 - Calçar.
7:45 ou mais (normalmente, mais) - oração..
8:15 - pôr a mesa e ir ver a D. Arminda...
8:20 - Alguém chega um pedacito tarde para pôr a mesa. O pior é que ninguém lhe disse nada...
8:35 - Termina o pequeno almoço.
8:38 - Acende-se o primeiro cigarro do dia...
8:40 - Ida para as aulas; aproveita-se para acender mais um cigarro... o dia vai ser estafante...
8:41 - ou mais tarde - Um morcão termina o pequeno almoço; é sempre a mesma coisa...
8:53 - Acende-se novamente um cigarro para festejar a chegada à universidade.
9:01 - Começam as aulas...
9:02 - Alguém não perde tempo e adormece nas aulas.
9:03 - Godfrei faz a primeira intervenção do dia, que vai ter muitas mais
12:05 - Regresso das aulas...
12:06 - Sesta ZZZZ.... ups, peço desculpa; costuma ser só depois do almoço!???...
13:00 - Almoço; alguns aproveitam para comer também o lanche e o jantar; é que a fome não perdoa; além disso, estamos na Quaresma. entretanto, o stock do pão termina..
13:30 - Termina o almoço..
13:40 ou mais - O mesmo morcão do pequeno almoço termina o almoço; sim, porque no Porto o almoço demorava, no mínimo, 40 minutos..
13:45 - Poema do "ece"
Alegria:
a hora (ou mais) dos leigos aparece
eis que tudo escurece
emudece
adormece
é coisa que a vida tece
não se padece
não se oferece
acontece
mas, que se agradece
não se esquece
apetece......
15:00 - Alguém sai para tratar de assuntos relacionados com a congregação dos 3D, filoteias, relações públicas, direcção espiritual e afins....
15:30 - Alguém é chamado ao piso de baixo; pouco tempo depois, já se encontra nos CTT.. morcão...
17:00 - Lanche; para alguns é a dobrar ou triplicar, dependendo do que houver para comer..
19:30 - Eucaristia; há quem se lembre de ir preparar vias-Sacras, no momento mais alto do dia... enfim...
20:00 - mais descontos (15 minutos, dependendo da homilia) - Jantar...
20:30 - termina o jantar...
20:40 - Ainda o mesmo morcão, só agora termina o jantar; mais uma vez, não foi possível rezar o Glória antes de o Pe. Alves entrar...
20:45 - tempo comunitário; ou pelo menos devia ser, pois há sempre alguém que se lembra de fazer outras coisas; e lá temos nós de ouvir o tchhhhhhhhhh do esposo..
21:15 - Alguém aproveita para zelitar um pedacito; claro, só depois de o Pe Alves ter ido embora...
21:58 - Alguém sai e diz: Boa noite, vou dormir!? Foi engano, queria dizer que ia estudar...
21:59 - Termina o jornal nacional (depende; às vezes é mais longo)
22:00 - Chichi-cama; oh, peço desculpa, ainda não é já - é a hora do estudo!?... porque é que acham que os seminas tiveram tão boas notas?... muito trabalho, esforço e dedicação!?...
22:30 - Alguém tenta resistir ao sono, à cama, ao conforto, ao quentinho, ao descanso, ao bem-bom, mas não consegue; é o primeiro da casa a deitar-se..
23:00 - Acende-se o último cigarro do dia...
23:20 - Ouve-se a 1ª persiana a fechar...
23:30 - Ouve-se uma persiana, mas esta doudamente douda... a fechar...
24:00 - Alguém se lembra de ir tomar um leitinho! Consequencia: alguém é acordado com barulhos na cozinha (jogos de luzes, chávenas que parecem malhadeiras, sapateado, etc)
24:05 - Tudo dorme, ou pelo menos devia; sem dúvida, um dia estafante e duro; mas é assim, Nosso Senhor também sofreu....

Ps. Esqueci-me!. Peço desculpa, não me lembrei de que às 18:00 também fazemos catequese; Não pensem que nesta casa não se trabalha. Basta ver pelo dia preenchidíssimo (x3) programa de 4ª feira. Mas hà dias piores...

Saudações fraternas...

M² Guedes

«QUE É A VERDADE?» (Jo 18,38a)

Foi com esta pergunta, que não aguarda resposta, que Pilatos terminou o interrogatório a Jesus.

Hoje pergunto-me eu também: QUE É A VERDADE???

Será a verdade o que se diz por consistir no que os outros esperam que digamos?

Será a verdade o que se diz suavizado só para não magoar?

Será a verdade fazer o oposto daquilo que se diz?

Será a verdade deixar que o irmão prossiga no erro?
(Nem valendo a pena falar daqueles que ainda estimulam o erro...)

Será a verdade sorrir na frente de quem se critica na sua ausência?

Será a verdade tudo isto???

NÃO!!!

Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida! (Cf. Jo 14,6)

Não deixemos que esta Quaresma passe em vão!!!

Tenhamos a coragem de ir pelo caminho da Verdade!!!

ELE AGUARDA-NOS!!!


Ass: MARTYR

CITAÇÕES

Hoje decidi partilhar com o mundo algumas das expressões mais usadas nesta casa. A quem nos conhece proponho a não muito difícil tarefa de descobrir os outores...

- «Esqueciiiiiiii-me!!!»

- «Claro!»

- «Ninguém me disse nada!!!»

- «Passa-me essa bodega!»

- «Nosso Senhor também sofreu!!!»

- «Tchau!!!»

- «Tou!?!»

Bem, estas são só algumas das expressões mais usadas nesta casa...
... mas irão surgir mais!!!

Ass: MARTYR

2004-03-15

Abrir o coração (e a mente)

Que Vida é essa que passa pelo caminho?
Que não ouve, nem sente a brisa a passar
Os pássaros e os animais a cantar...
Vagueando e falando sempre sozinho.

Oh Vida, olha o pássaro que te quer falar
Não o deixes calar sem te dizer,
Que o caminho da vida a fazer,
Só no amor o podes explorar.

Mas que amor é esse que não vê os sinais
Que ao largo do longo caminho brilham
Esteja sol, frio ou dificuldades chovam...
Meu senhor caminhante, vós não amais?

Sou um pássaro junto ao longo caminho
Que cantará sem parar
Até que o caminhante possa amar.


Crisóstomo

«A PAIXÃO DE CRISTO»

No sábado fomos ver o filme «A Paixão de Cristo», um filme tão polémico e tão interessante...

Em termos gerais acho que o filme é uma das grandes obras que a sétima arte nos ofereceu... a fotografia, o som e a banda sonora merecem nota 10 (de 1 a 10, claro)... o filme no seu todo, quanto a mim, não merece nota 10 só pelas pequenas falhas técnicas que apresentou...

De grande beleza foram:
- as imagens de Maria com Jesus, que são de uma ternura e densidade que nem o mais indiferente deixam de marcar;
- as cenas da cruz, em que é feita, e muito bem, a ligação entre o mistério da cruz e a instituição da Eucaristia;
- a cena do bom ladrão, que emociona o mais empedernido;
- a lágrima do Pai, que cai do céu no momento em que o Filho morre;

Não posso deixar de destacar:
- que o tão polémico anti-semitismo está ausente do filme, sendo, pelo contrário, apresentada a Paixão de Jesus Cristo como entrega voluntária que se compreende à luz da Sua vida e Ressurreição;
- a densidade teológica do filme (podendo não ser entendida pela maioria dos espectadores), tanto no Mistério da Cruz no âmbito da Cristologia (que foi o tema que preparei e expuz no meu exame de Cristologia), como no papel de Maria no Mistério da Salvação;
- a simbólica, que neste filme está omnipresente em todo o filme e que se apresenta com toda a riqueza e esplendor.

Enfim, como filme da Paixão que é, embora com uma violência que nos custa e doi, é um excelente filme e uma obra que me surpreendeu... como já disse é filme que na minha escala merece nota 9 (de 1 a 10)... vale a pena ver!!!

Ass: MARTYR

2004-03-13

O pregador

De papel na mão, olhos revirados para o céu, com voz tremula, o pregador desta manhã começou a sua homilia exortando à conversão: “o seminarista X”, “o formador Y”, que “assim não deve ser” e que “outrossim é que deveria de ser”.
Quis a divina Providencia favorecê-lo não só em virtudes que são muitas, mas também em sorte, já que, depois de muito mudar, o evangelho que lhe coube comentar foi o do Filho Pródigo. Uma parábola linda e inspiradora.
A nós, simples mortais, resta-nos dar graças a Deus por nos ter dado tão grande modelo para as nossas vidas.

João

momentos...

Nesta Quaresma, em cada olhar tantas estradas se cruzam em nós:
“Quando chegardes a casa, encontrareis os vossos filhos. Fazei-lhes uma festa . Talvez encontreis também algumas lágrimas a enxugar. Tende uma palavra de conforto para quem sofre.
Finalmente, recordemos todos o vínculo da caridade e, cantado, suspirando ou chorando, mas sempre cheios de confiança em cristo, que nos ajuda e nos escuta, prossigamos, serenos e confiantes, o nosso caminho.”
(João XXIII na abertura do Concilio Vaticano II)

Peregrino

2004-03-11

11 de Março em Madrid

Estamos no final de mais um dia. Mas este não foi um dia igual aos tantos outros. As bombas que pela manhã explodiram em Madrid espalharam estilhaços e abriram feridas que dificilmente serão saradas. As imagens das vítimas - a angustia, o terror, a impotência... – também vão resistir ao tempo mesmo na memória daqueles que, como nós, não foram directamente afectados. Deus nos ajude...
Acabo agora mesmo de receber uma mensagem de um amigo. Acho que vale a pena partilhá-la:

«Gracias (...). La verdad es que ha sido una verdadera carnicería. Solo nos queda orar inten-samente por toda esa pobre gente: trabajadores, amas de casa, niños que iban al colegio... en fin, hombres y mujeres, que han encontrado el fin de sus vidas en un lugar de comunicación por culpa de unos... hijos de mala madre... ¿tendrán madre? ¿qué dirá?... Es alucinante el es-pectáculo... la indignación es grandísima...


Gracias por tu oración y apoyo. Creo que a nosotros no nos ha tocado nada pero... lo estamos viviendo de lleno.

Un abrazo y GRACIAS... » P. José Manuel, c.m.

David

2004-03-09

MU 1 - FCP 1

Meus amigos,
conhecem a história de David e Golias???
Esqueçam-na... não se relaciona com o jogo de hoje!!!

Hoje, e mais uma vez, foi dado um passo muito importante para o futebol português: uma equipa portuguesa deixou para trás o todo poderoso Manchester United numa eliminatória dos oitavos de final da liga dos campões da UEFA. Essa equipa, para mal do futebol português, foi o FCP: um astro de outra constelação em relação ao panorama em Portugal...

Cá em casa estamos todos muito felizes... e à espera da garrafa de vinho do porto que o Sr. Pe. Alves prometeu no caso de o FCP passar...

Esperamos que o Benfica nos dê alegrias semelhantes...

Viva o FCP!!!
Viva o futebol português!!!


Ass: MARTYR

Porpósitos quaresmais...

Às vezes pergunto-me pela razão de ser de alguns propósitos quaresmais. Por exemplo, será legitimo encetar, insistentemente, uma conversa com alguém que normalmente evitamos? Será legitimo não aldrabar o cliente que diariamente vem comprar à nossa loja só porque é quaresma? A que deus prestamos esse culto?

David

2004-03-08

«MONSTRO»

Pois é...

...ontem foi Domingo e eu fui ver mais um filmezito... bem, o termo filmezito não é apropriado, é melhor dizer um grande filme!!!

O filme «Monstro» é uma das grandes obras que a sétima arte nos deu!

Básicamente é um filme que nos fala da miséria humana e do abismo a que essa miséria pode conduzir...

...os maus tratos em criança, incluindo violações, que, em conjunto com privações devidas à orfandade prematura, conduzem a uma vida de prostituição...

... a procura por alguém que dê algum amor que conduz ao amor homossexual...

... os maus tratos que conduzem ao primeiro assassinio...

... o facilitismo que conduz à condição de «serial-killer»...

... finalmente, toda esta situação que conduz à condenação à morte...

A miséria humana pode mesmo descer muito abaixo do imaginável... é o que se vê neste filme que é baseado numa história verídica.

A destacar é o desempenho da actriz principal (CHARLIZE THERON), que lhe era o suficiente para um óscar!!!

Não é um dos filmes dos quais se sai leve e descontraído, mas é realmente um daqueles que nos faz olhar para a vida com outros olhos!!!

Numa escala de 0 a 10 dar-lhe-ia 8!

ASS: MARTYR